29 de setembro de 2011

Pra onde você vai com essa cara???

Olá queridas e queridos!

    Hoje quero falar sobre uma coisa que sempre me encantou e me encanta em relação a maquiagem: a possibilidade. Possibilidade que é oferecida de testar novas idéias, de descobrir ou de criar versões diferentes de você mesma. A possibilidade de se expressar. Assim como uma roupa que você usa ou o que você come, o que você põe ou não no seu rosto também diz muito sobre sua personalidade, suas intenções, seu humor... e por aí vai. Da mesma forma, existem lugares e lugares para usar cada tipo de make. Sempre penso muito sobre isso, mas esse final de semana (domingo, pra ser mais precisa) vi uma coisa que ilustra muito bem essa idéia e resolvi compartilhar com vocês: estava passeando com meu noivo numa livraria e dei uma passada na seção de revistas, pra dar uma olhada geral no que está nas capas, o que as pessoas andam lendo e tal. Aí dei de cara com duas revistas bem distintas com a linda da Thaís Fersoza na capa. Dêem uma olhada:

       
      

    Quando disse pro meu noivo que era a mesma pessoa ele passou uns 10 segundos olhando pra uma e outra até concordar, e soltou um sincero: "noooossaaa...". Acontece de verdade. Já aconteceu comigo na época da escola, saí sem óculos e toda maquiada à noite e um garoto da minha sala só me reconheceu depois de uns 3 minutos conversando comigo. Não sabia muito bem se aquilo era bom ou ruim, mas achei graça!
    Bom, voltando, senão perco o foco, né: acredito que todos conheçam as duas revistas, e também se não conhecem as capas já explicam de que cada uma se trata. A VIP é uma revista destinada ao público masculino, uma espécie de NOVA dos homens. Plástica & Beleza é uma revista destinada a mulheres, mais especificamente as que procuram informações sobre cirurgias plásticas com fins estéticos. Achei as fotos das duas revistas (as internas também) muito bonitas, mas cada uma tinha um foco bem definido.
  Nas fotos da VIP Thais aparece com uma maquiagem bastante ousada, olhos muito marcados e pele iluminada, passando a idéia de calor. Cabelo levemente bagunçado e com os fios mais retos completam o visual que está de acordo com o apelo sexy da revista. Afinal, é uma revista para homens, certo? Teoricamente a maioria deles acha tudo isso bem interessante.
    Nas fotos da Plástica & Beleza Thais usa uma maquiagem bem mais suave que apenas realça seus traços naturais. A pele não tem muito brilho e o cabelo está bem arrumado, com ondas perfeitas. Apesar de Thaís também aparecer de biquine, as fotos são mais frias e mostram mais a beleza física da atriz do que uma idéia ou uma atitude. Afinal, qual é a mulher que está querendo ler sobre abdominoplastia que vai querer ver outra mulher que além de magra e bonita também é sexy? Nenhuma, né? Magra, bonita, mas sem muita atitude já tá bom demais! Faz sentido. Gente, gostaria de esclarecer que não estou falando nada sobre Thaís Fersoza, sua personalidade ou algo assim, muito menos criticando qualquer uma das revistas ou seus leitores. Estou falando apenas da IMAGEM e da impressão que ela pode causar, as idéias que pode suscitar em quem a vê. Separei duas fotos internas pra vocês terem uma noção melhor do que falei:    
                             
                              VIP                                   

Plástica & Beleza
 

    Acho que me fiz entender, né? Quis dividir esse pensamento com vocês porque sempre reparo que muita gente acha que tem sempre que usar um OU outro tipo de maquiagem, e que se está acostumada a usar alguma coisa não gosta de mudar... ou as vezes até quer mas não sabe como e acaba indo pra balada exatamente com a mesma carinha que foi pra entrevista de trabalho a tarde. Assim como uma maquiagem muito pesada não vai passar uma imagem pessoal adequada no trabalho, talvez a maquiagem do trabalho também não funcione muito bem na balada.  Voltando a idéia da roupa; se ela muda, se o lugar muda, é bem provável que algo dentro de você mude também. Não estou sugerindo que toda mulher deve usar uma maquiagem radicalmente diferente todos os dias (haja paciência!). Mas toda  mulher com certeza não é uma só o tempo todo, e acho uma coisa muito bacana que a maquiagem esteja aí pra nos ajudar na construção das nossas infinitas mulheres...  Já pensou se as fotos das duas revistas fossem invertidas??? Não sei se as vendas do mês de cada uma iam ser boas.....
Bom, meninas, sou muito observadora e adoro ver como as pessoas se comportam nesse mundo estranho. Por isso eventualmente vou trazer alguma reflexão parecida pra cá... 
E você, o que acha disso tudo??

Beijos
Samantha



0 comentários:

Postar um comentário