12 de setembro de 2011

Pele seca: você tem?

Olá, meninas!
    Sabemos que um dos segredos para uma aparência saudável e, consequentemente, uma maquiagem bonita, é uma pele muito bem cuidada.  Hoje quero falar especialmente sobre uma condição que incomoda muitas mullheres: a pele seca. Embora fale-se muito dos cuidados com peles mistas e oleosas, mais comuns entre as brasileiras, a pele seca também dá um trabalho danado e as vezes é difícil de cuidar. Eu sempre tive a pele de normal a seca, na adolescência quase não tive espinhas e uso hidratantes para o rosto desde os 15 anos, mais ou menos. Com o passar dos anos ela passou de vez pra seca e, nessa época do ano em Brasília, se descuido começo a sentir minha pele assim:



    Quem tem pele seca a sente áspera, repuxando e até descamando em alguns pontos mais sensíveis, como laterais do nariz e cantos da boca. A pele seca pode ser uma combinação de fatores genéticos e ambientais, como o clima e os cuidados que você tem ou não com a sua pele. As peles mais maduras também podem precisar de mais hidratação, e de maneira geral quem tem pele seca apresenta sinais de envelhecimento  mais cedo do que quem tem pele oleosa. Isso vale para a pele do corpo todo, não apenas a do rosto.
    Como então cuidar para manter um bom nível de hidratação da pele seca? Um dos maiores vilões no tratamento da pele seca é a água. Pode parecer estranho pois achamos que se a pele está desidratada a solução é água! Bem, em parte, mas não exatamente só água... Banhos demorados ou com água muito quente, lavar as mãos muitas vezes ao dia, uso de produtos abrasivos ou sabões comuns retiram a pouca oleosidade da pele que já é seca, agravando o problema. Uma medida simples para evitar ou agravar o ressecamento da pele é reduzir o tempo do banho e também a temperatura da água. Cremes para o corpo que prometem uma hidratação mais profunda também podem e devem ser utilizados sempre após cada banho. Se por algum motivo você precisa lavar as mãos muitas vezes por dia, procure usar produtos que agridam menos a pele use sempre um hidratante específico após lavá-las. Os mais indicados para a pele seca são os produtos de base cremosa, e que podem conter óleo em sua formulação. Produtos que contêm uréia também são indicados para áreas do corpo que sofram com ressecamento excessivo, como joelhos e cotovelos. Finalmente, o rosto merece um cuidado mais específico, com produtos que devem nutrir a pele de forma que recupere sua elasticidade e firmeza, eliminando o aspecto áspero e repuxado. Dependendo da sua idade, é importante procurar também um produto que hidrate a área dos olhos, pois o ressecamento na delicada pele dessa região pode acelerar o aparecimento de rugas e linhas finas. E não caia na tentação de usar hidratantes comuns nessa área! Você pode causar danos à pele dessa região e não vai ter os resultados que procura. Os lábios também merecem atenção especial. Há protetores labiais e hidratantes específicos e até a boa e velha manteiga de cacau ajuda, pois forma uma barreira que evita que a pele perca água. 
    Se depois de adotar esses cuidados você ainda sentir a pele áspera ou se sua pele tiver alguma outra condição específica, consulte um dermatologista, ele vai te ajudar a encontrar o cuidado certo pra você!

No próximo post falarei sobre alguns produtos que já experimentei em busca de uma pele hidratada!

Beijos
Samantha

0 comentários:

Postar um comentário